Estoques de 1ª dose contra a Covid-19 começam a esgotar em municípios do Ceará

 


Municípios do Ceará chegam ao fim dos estoques de primeira dose (D1) das vacinas contra a Covid-19. Conforme levantamento do O POVO, pelo menos sete cidades já estão sem D1, enquanto outras sete devem aplicar as últimas doses nos próximos dias, segundo estimativa do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e informações das próprias prefeituras.

Ararendá, Crato, Cruz, Guaiúba, Pacatuba, Pindoretama e Tururu estão entre os municípios com estoque zerado de D1. Enquanto isso, Boa Viagem, Eusébio, Fortaleza, Itaitinga, Ipueiras, Sobral e Varjota estão com baixos estoques, que devem terminar em breve.

A Capital cearense deve vacinar o público geral com os últimos imunizantes da D1 nesta quarta-feira, 30. Rilson Andrade, vice-presidente do Cosems, explica que as doses recebidas nas últimas remessas têm terminado rapidamente. “A gente tá aplicando o mais rápido possível a D1 para imunizar o mais rapidamente a população”, afirma.

Segundo Rilson, todos os municípios são orientados a reservar as segundas doses dos vacinados. “Não podemos utilizar D2 como D1 porque a imunização só se completa com a 2ª dose. Se algum município fizer e, de repente, por algum problema de distribuição do Ministério [da Saúde], chega a hora da D2 e não tem”, completa. Conforme o vice-presidente do Cosems, existe a informação do Estado de que novas doses devem chegar “nos próximos dias”.

Também secretário municipal de Pindoretama, Rilson conta que a última remessa recebida na Cidade terminou em um mutirão realizado no último domingo, 27. O POVO pediu à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) o levantamento oficial dos municípios que esgotaram o estoque de primeira dose do Estado, e questionou sobre a previsão para chegada de novas remessas de vacina. Até o fechamento desta matéria, a pasta não tinha retornado.

Doses limitadas

A campanha de vacinação ocorre paralelamente aos cadastros exigidos pela Sesa na plataforma Saúde Digital para organizar a campanha no Estado. Quando termina o estoque de D1, as cidades começam a aplicar a D2 ou a intensificar os mutirões de cadastros. Quanto mais pessoas cadastradas, mais doses para a população geral a cidade tem perspectiva de receber.

Para Josete Malheiros, secretário de saúde do Eusébio, a liberação de doses é limitada, primeiramente, pela baixa oferta de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O estoque de D1 na Cidade encerra nesta terça-feira, 29.

Além disso, Josete menciona que, no Ceará, a distribuição das doses ocorre de acordo com o cadastro das pessoas no Saúde Digital, mas para ele, essa distribuição “deveria ser feita a partir dos dados censitários da população residente em cada município”, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Assim, quase sempre estaremos com doses recebidas a menos do que a necessidade real”, argumenta o secretário. Segundo o Plano de Operacionalização para Vacinação contra Covid-19, a resolução Nº 66/2021 - CIB/CE aprovou o início da vacinação da população em geral na 4ª Fase sem prejuízo da vacinação dos grupos prioritários.

Dessa forma, o documento aponta que a Sesa deverá distribuir as doses de vacinas aos municípios, a partir dos cadastros realizados no Saúde Digital, “de modo a garantir a continuidade e conclusão da vacinação dos grupos prioritários que se encontram em andamento” e, adicionalmente, da população geral.

Municípios sem estoque de D1

Ararendá, Crato, Cruz, Guaiúba, Pacatuba, Pindoretama e Tururu. 

Municípios que devem finalizar estoque de D1 nos próximos dias

Boa Viagem, Eusébio, Fortaleza, Itaitinga, Ipueiras, Sobral e Varjota estão com baixos estoques.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas