Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 3 de junho de 2021

 


A Floresta Nacional (Flona) do Araripe, no Ceará, completou, nesta quarta-feira (2), 75 anos de criação. A área foi a primeira floresta nacional a ser instituída no Brasil. A floresta foi criada para manter as fontes de água do semiárido e barrar o avanço da desertificação no Nordeste. Além de Araripe, a unidade abrange também os municípios cearenses de Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Jardim.

A floresta fica em dois locais distintos. Um deles na Serra do Araripe, que abrange, além do Ceará, os estados de Pernambuco e Piauí; e a outra, na Serra do Apodi, entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

O ponto de partida para a demarcação da floresta foi a Casa Sede, construída em 1946 às margens da CE-292, rodovia que liga o Ceará a Pernambuco. A ideia inicial era que o espaço servisse de apoio para o patrimônio verde.

O chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio no Araripe, Carlos Augusto Pinheiro, destaca a evolução da Floresta Nacional ao longo dos anos e como ela foi se aperfeiçoando, deixando de ser tão somente uma casa administrativa para se tornar ponto de pesquisas e monitoramento.

“Ao longo dos anos que eles foram se estruturando, então ela passou de ser a casa do chefe, casa administrativa, para ser um ponto de pesquisa, ponto de monitoramento nosso de prevenção de combate a incêndios florestais”, afirmou. 

Ao longo do tempo, a floresta registrou inúmeros incêndios. Para prevenir focos e ajudar na administração de toda a área foram criadas torres de monitoramento. O instrutor de Formação de Brigada de Incêndio, Vicente Moreira, destaca a importância das torres.

"Nós temos três torres de visualização de incêndio na Floresta Nacional do Araripe. Uma delas foi construída há 40 anos e o seu material resiste bem aos intempéries. Feito de ferro zincado, uma estrutura super interessante de muita durabilidade. E ela tem um significado muito grande com relação aos incêndios florestais porque ela vai nos dar suporte para saber se ocorre um incêndio florestal e saber o local que ocorre um incêndio", disse. 

 

(G1/CE)


 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire