Polícia Civil do Ceará incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas no Ceará

 


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou, nesta sexta-feira (25), a incineração de mais de uma tonelada de drogas que foram apreendidas em ações policiais de 2015 até este ano. A queima dos entorpecentes aconteceu em uma cerâmica, no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) da Região Metropolitana de Fortaleza. O evento faz parte das ações da Operação Narco Brasil.

“Essa é uma ação importante, nesse dia especial, em que marca o esforço de todos os homens e mulheres da Polícia Civil e da Polícia Militar do Ceará para tirar, das ruas, as drogas e a criminalidade, que causam tantos danos ao cidadão. Essa ação reflete o nosso total compromisso no combate ao narcotráfico no Estado”, ressalta o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sandro Caron.

No total, as equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) incineraram 846,4 quilos de maconha, 22,4 quilos de crack, 80,5 quilos de cocaína e 70,2 quilos de pó branco utilizado no preparo dos ilícitos, além de 800 comprimidos de ecstasy, 11 selos de dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 23 comprimidos psicotrópicos, quatro frascos de lança-perfume, além de cinco mudas de maconha e três tabletes pequenos da mesma droga.

Os entorpecentes foram apreendidos em ações diversas das Forças de Segurança do Ceará, ocorridas entre os anos de 2015 e 2021, em operações desencadeadas na Capital e nas cidades de Aquiraz, Aracati, Ararendá, Caucaia, Chorozinho, Iguatu, Iracema, Maracanaú, Morada Nova, Nova Russas, Pacatuba, Quixelô, São Gonçalo do Amarante, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará. A queima do material foi autorizada pelo Poder Judiciário.

Compareceram à carbonização do material o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; além do delegado geral da PCCE, Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; do diretor adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) da Polícia Civil, Marciliano Ribeiro; e dos delegados da Denarc, Alisson Gomes, Rene Mesquita e Rudson Rocha.


 

Também acompanharam o trabalho de queima do material, o titular da 83ª Promotoria da Capital da 5ª Vara de Delitos de Drogas de Fortaleza, Leonardo Gurgel Carlos; da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Francisco Muniz Leitão; além de peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e policiais civis da unidade especializada no combate às drogas do Estado.

“A incineração reforça que não adianta os criminosos insistirem neste tipo de crime, uma vez que a droga será, com certeza, apreendida e se tornará cinzas. Essa incineração faz parte da Operação Narco Brasil, que conta com apoio de integrantes das Forças de Segurança do Ceará e órgãos parceiros”, explica Alisson Gomes, titular da Denarc.

No último dia 11 de junho, uma tonelada e 231 quilos de entorpecentes foram queimados em Juazeiro do Norte, fazendo parte também das ações da Operação Narco Brasil na Região do Cariri cearense.

“As ações integradas de buscas e apreensões são frutos de um trabalho que vem sendo realizado pelas vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. A Polícia Militar atua no policiamento ostensivo, preventivo, repressivo em todas as áreas do Estado auxiliando nas ações de combate ao tráfico”, destaca o comandante geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.

 

(SSPDS)

 

Postagens mais visitadas