Teste de Covid em Ipu agora serão examinados e divulgados pela LACEN

 A secretaria de Saúde de Ipu adota como método de testagem da Covid no município, somente coletas por RT-PCR.

 


O município de Ipu mudou a forma de fazer e divulgar os resultados do Boletim Epidemiológico da Covid-19. Segundo o Secretário de Saúde Sebastião Rufino atendendo um recomendação da Organização Mundial de Saúde e devido a grande quantidade de pessoas vacinadas e produzindo anticorpos os testes não são feitos mais pela Secretaria.

As amostra coletados são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN) que analisa os resultados e envia para o município. "Deixamos de fazer os testes rápidos e estamos fazendo só o SWAB. Mandamos para Fortaleza para o LACEN, diariamente é feito em torno de cinquenta a setenta testes que são enviados para a capital.  Quando chega esses resultados é que é atualizado o boletim." disse Tião ao Ipu Notícias.

O exame para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR, é um teste de biologia molecular que identifica a carga genética do vírus e dura em média oito horas. Pessoas sintomáticas, que estejam com quadro de febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia, estão no perfil para realizarem o exame.

O que é o SWAB

O swab trata-se de um cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa. 

O RT-PCR [nome correto do exame] é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). 


 

Postagens mais visitadas