Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 31 de julho de 2021

 


Corpo de Bombeiros resgata Dois filhotes de gato de fossa em Horizonte. Uma guarnição da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2ªCia/2ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desta sexta-feira (30), dois filhotes de gato de dentro de uma fossa, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Por volta de 16h15, desta sexta-feira (30), uma guarnição de bombeiros militares foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para atender a uma ocorrência de resgate de animal, na Rua Raimunda Pontes, bairro: Planalto Horizonte, em Horizonte. Imediatamente, a guarnição se deslocou até o local apontado e se deparou com dois filhotes de gato dentro de uma fossa seca de 2 metros de profundidade.

De acordo com informações do subtenente J Wilson, responsável pelo comando do Socorro, “os gatos entraram pelo suspiro da fossa, foi feito uma escavação até chegar a tampa principal, e logo depois foram fisgados pelo pinção com garra, para fazer o resgate”, relatou. Atuaram no resgate além do subtenente J Wilson, o cabo Célio, o soldado Lourenço e o soldado J Viana, na viatura Auto Bomba Tanque 36 (ABTS 36), e pelo reforço operacional, o cabo Pedrosa, o soldado Bernardo e o soldado Moraes, na viatura de Auto Salvamento 17 (AS 17).

O Pinção Dobrável

De acordo com a tenente coronel Maria Mônica Pinheiro da Costa, “o Pinção Dobrável para Répteis, Cobras e Serpentes, também conhecida como Pinça herpetológica ou snake Tong, é uma ferramenta fabricada em aço inoxidável de alta resistência. A pinça é formada por um corpo dobrável e um gancho na extremidade, unidos por um cabo de aço, semelhante ao sistema utilizado em freios de bicicleta. Contudo, neste caso específico, foi utilizado para o resgate dos dois filhotes de gato”. destacou a comandante da 2ªCia/2ºBBM – Quartel de Horizonte.

Em síntese, os filhotes de gatos foram soltos no pátio da empresa e adentraram matagal, contudo, a responsável pela empresa, que solicitou o resgate, ficou de providenciar que o suspiro da fossa tenha uma cobertura para se deixar o local mais seguro.

Em 2019 o CBMCE resgatou 3.919 animais, em 2020 foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará.

“Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros recomenda que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo”, alerta o subtenente J. Wilson da 2ªCia/2ºBBM – Quartel de Horizonte.

 

(CBMCE)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire