Você está em: NACIONAL // Notícia de Anselmo // 31 de julho de 2021


 
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, prepara um discurso com recados ao presidente Jair Bolsonaro. O texto será lido na próxima 2ª feira (2.ago.2021), na retomada das sessões plenárias do tribunal.


Segundo apurou o Poder360, Fux falará sobre a democracia e como cada ator institucional precisa atuar dentro de seus limites, a sinalizar a posição do STF em defesa da estabilidade democrática. O presidente do tribunal, porém, não deve citar nominalmente Bolsonaro ou Braga Netto para evitar animosidades, especialmente com o meio militar.


Fux também vai propor aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), uma nova data para reunião entre os representantes dos 3 Poderes. O encontro inicialmente marcado para o dia 14 de julho foi cancelado em cima da hora após Bolsonaro dar entrada no hospital com dores abdominais.


A atuação de Fux ocorre em momento de crescente tensão entre a Corte e o Palácio do Planalto. Apesar de sucessivas tentativas de trégua – a mais recente em 12 de julho, quando Bolsonaro disse que ele e Fux estavam “alinhados com a Constituição” – o presidente continuou atacando ministros do tribunal em razão de decisões e posicionamentos que desagradam o governo.


A crise escalou mais um degrau nesta 5ª feira (29.jul) após Bolsonaro atacar, novamente, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Roberto Barroso. O magistrado se tornou alvo constante de Bolsonaro por ser crítico à proposta do voto impresso, defendido pelo Planalto nas eleições de 2022.

UOL


Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire