Prouni 2021 abre inscrições para bolsas de estudo nesta terça-feira



As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (13/7) e seguem até a próxima sexta-feira (16/7). As inscrições podem ser feitas no site do Prouni. Ao todo, serão ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 faculdades e universidades. Na última sexta-feira (9/7), o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas que serão disponibilizadas nesse processo seletivo.

 
Os estudantes podem escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Durante o processo de inscrição, os estudantes têm a chance de alterar as escolhas com base nas mudanças nas notas de corte, que serão atualizadas ao longo dos dias.


Poderá se inscrever no Prouni o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e atingido média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas, maior que zero na redação e, com exceção dos docentes, não tenha diploma de ensino superior.


Estão contemplados estudantes que se encaixam em uma das seguintes categorias:

Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante os três anos do ensino médio
Ter alguma deficiência;
Ser professor da rede pública na educação básica;


Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal, por pessoa, é de até 1,5 salário mínimo e de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais (50%). O resultado será divulgado no dia 20 de julho e a segunda chamada, em 3 de agosto. Estudantes que não forem chamados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo entre 17 e 18 de agosto. O resultado do processamento estará disponível em 20 de agosto.


Os quatro estados com maior oferta de bolsas em geral são, segundo o MEC, nessa ordem: São Paulo (31.025), Minas Gerais (12.564), Goiás (11.638) e Paraná (10.504).


Metrópoles


Postagens mais visitadas