Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 20 de agosto de 2021

 


Corpo de Bombeiros resgata cavalo de buraco em Caucaia. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da guarnição de busca e salvamento 4, da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/2ºBBM), por volta das 10h25 da manhã desta quarta-feira (18), resgatou um cavalo de um buraco. O fato ocorreu na Rua Ouro Verde, no Parque Itapuã, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). O animal estava exausto mas foi resgatado sem ferimentos aparente e entregue a sua proprietária.

De acordo com o subtenente Santos, “chegamos ao local e nos deparamos com um cavalo muito debilitado, magro e sem forças para ficar em pé”, relatou, “a responsável informou que o animal andava pelas ruas abandonado e com fome, foi então que esta o colocou neste terreno, pois havia muito capim, contudo não percebeu que o terreno tem um buraco e que o animal, infelizmente, veio a cair na noite anterior à ocorrência, ou seja, na terça-feira (17)”, concluiu o comandante do socorro.

O resgate

Para o resgate foi feita uma amarração tipo alça e com apoio do guincho da viatura ASP 37 do serviço de praia, composta pelo subtenente Edmilson e cabo Delamares, o animal foi retirado do buraco e entregue a sua responsável para os devidos cuidados. A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo subtenente Santos. subtenente Mota, cabo Edlano e soldado Monteiro.

Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduza a velocidade ou pare o veículo. Assim, poderá evitar acidentes e não machucar o animal, na maioria dos casos, levando-o à morte.

Como também, recomendamos que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações de acidentes. Os animais são curiosos e não tem noção do perigo.

Foi orientado a responsável, ou tampar o buraco ou cercá-lo, para evitar outros acidentes.

Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Ano passado (2020), foram 5.217 animais resgatados. Este ano (2021), entre janeiro e julho, foram resgatados 3.955 animais, dos quais 2.563 (65%) na Região Metropolitana de Fortaleza e Capital, enquanto que no interior foram resgatados 1.392 (35%). em todo o Ceará.

 

 

 

 (CBMCE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire