Meteoro gera rastro luminoso no céu de Hidrolândia; fragmentos caem no Piauí


Pesquisadores do Bramon (Brazilian Meteor Observation Network, no inglês, ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros) informaram que um bólido caiu no Piauí no último sábado (28). As informações são do portal G1.

O bólido é um meteoro que explode na atmosfera da Terra e tem aspecto brilhante. Os cientistas afirmam que o corpo celeste atingiu 70 mil km/h ao cair no planeta, tendo cerca de 40 centímetros (cm) de diâmetro.

O diretor técnico do Bramon, Marcelo Zurita, apontou ao G1 que o meteoro foi observado em estações localizadas em diverso estados do Nordeste do País. Conforme Zurita, a queda do asteroide pode ter sido observada em um raio até 300 km de distância, em estados como Ceará, Sergipe, Paraíba e Bahia.

Moradores de Hidrolândia afirmaram ter visto um objeto luminoso cortando a noite do último sábado (28). "Estava na Festa de São Raimundo, quando vi aquilo passando no céu. Pensei que fosse um fogo de artifício de tão brilhante que era", disse uma moradora do distrito de Irajá.

Os pesquisadores estimam, com projeções do ângulo da queda a partir de imagens observadas nas estações de monitoramento, que grande parte dos fragmentos tenha caído em Valença do Piauí. O município fica a 200 km de Teresina, capital do estado.

“Ao caírem no solo, os fragmentos passam a ser chamados de meteoritos e possuem valor inestimável para a ciência. Através do estudo desses objetos, podemos saber mais sobre o espaço, o sistema solar”, explicou o diretor da Bramon.

 

(A Voz de Santa Quitéria)


Postagens mais visitadas