Novo Bolsa Família: Bolsonaro entrega medida provisória ao Congresso

 


O presidente Jair Bolsonaro entregou nesta segunda-feira (9) ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a medida provisória do novo Bolsa Família. O programa se chamará Auxílio Brasil.

Bolsonaro fez o trajeto entre o Palácio do Planalto e o Congresso a pé. Estava acompanhando dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

A medida provisória ainda não estabelece o novo valor do benefício social. Isso será definido mais para o fim do ano, à medida que o governo abra espaço no Orçamento.

Bolsonaro afirmou que o valor deve ser no mínimo 50% maior do que hoje é o Bolsa Família. Atualmente, o benefício médio do Bolsa Família é de R$ 189.

Desde o ano passado, o presidente tenta turbinar o Bolsa Família. A experiência com o auxílio emergencial, pago para trabalhadores informais afetados pela pandemia, convenceu Bolsonaro das vantagens de fortalecer a ajuda social.

O auxílio foi pago de maio a dezembro do ano passado, deixou de vigorar no início de 2021, quando foi renovado. Deve terminar definitivamente em outubro.

Além disso, o Auxílio Brasil faz parte de uma tentativa de Bolsonaro de criar uma agenda positiva e tentar reverter a tendência de queda na sua popularidade. 

 

 

 

(G1)

Tags