Pesquisadores encontram fóssil de tubarão de 150 milhões de anos na Chapada do Araripe

 


Apesar de ter sido a última região cearense a avançar no plano de reabertura da economia, nesta segunda onda de pandemia - equiparando-se às flexibilizações aplicadas no restante do Estado somente em junho - o Cariri conseguiu fechar o primeiro semestre com um saldo positivo de 2.936 empregos formais. É um cenário completamente diferente dos primeiros seis meses de 2020, quando o resultado ficou negativo em 2.691 postos de trabalho. O desempenho é puxado, sobretudo, pela retomada que já é observada nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Missão Velha.

Mas, dos nove municípios que compõem o Cariri, apenas três ainda estão com indicadores negativos no acumulado do ano até junho: Barbalha (-13), Farias Brito (-4) e Santana do Cariri (-3), segundo dados do Cadastro Geral de Emprego (Caged), do Ministério da Economia.

De modo geral, a recomposição do mercado de trabalho começou a ser observada nos municípios em maio, mas foi em junho o impulso mais expressivo. Em Juazeiro do Norte, principal polo econômico da Região, por exemplo, naquele mês, foram registradas 1,8 mil admissões e 898 demissões, resultando em um saldo de 970 empregos. Foram 455 postos a mais do que no saldo do mês imediatamente anterior e um salto em comparação com junho de 2020 (-323). No acumulado do ano o número ficou em 2.558 vagas e, em 12 meses, 4,1 mil.

Neste município, somente o setor da agricultura ainda está com variação de emprego negativa (-5). O grande destaque no primeiro semestre, no entanto, é a retomada de Serviços (1,8 mil). Sendo seguido de Construção Civil (384), Comércio (254) e Indústria (94).

À Rádio CBN Cariri, a economista Rita Fabiana atribuiu os bons resultados como uma consequência da própria flexibilização do decreto estadual em relação ao funcionamento das atividades econômicas no Estado. E há segmentos que retomam mais depressa as contratações. "A cidade de Juazeiro do Norte possui uma variação econômica muito forte, desde indústria, varejo, mercado calçadista, serviços, isso faz com que os empreendedores precisem complementar mais ainda a sua força de trabalho", afirmou.

Já no Crato, no acumulado do ano, enquanto os setores de Comércio e Serviços começam a dar sinais de melhora, com saldos, respectivos, 249 e 120 empregos, a indústria ainda patina (-136 vagas). No geral, a diferença entre admissões e demissões ficou positiva em 202 empregos.

E há novas perspectivas de retomada, na medida em que mais empreendimentos voltam a funcionar. Em Missão Velha, por exemplo, outro destaque de empregos na região do Cariri, com saldo acumulado de 122 vagas, será reaberto a partir de amanhã, dia 6, o parque aquático Aquas do Cariri. No município, o mercado de trabalho está mais aquecido nos seguintes segmentos: agricultura (49), construção (40) e serviços (26).

Do triângulo econômico conhecido como Crajubar (Crato-Barbalha-Juazeiro), Barbalha tem tido mais dificuldades, principalmente, na recuperação de empregos do setor de serviços (-70) e indústria (-5). Por outro lado, por lá, é a construção civil que está empregando com mais força (49).

Para a professora de economia da Universidade Regional do Cariri, Silvana Nunes, o nível de emprego na região deve aumentar neste segundo semestre, principalmente, com o avanço da imunização no Estado. "Comparando a outros períodos, ainda não é promissor, mas a gente tem que destacar que ainda estamos na pandemia. A grande maioria da população ainda não tomou a segunda dose, mas se compararmos ao ano passado isso mostra que a economia do Crajubar vem reagindo, principalmente, em Juazeiro do Norte", afirmou Silvana à Rádio CBN Cariri. (Colaborou Guilherme Carvalho/Rádio CBN Cariri).

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas