Polícia Militar do Ceará deflagra Operação Barreira em Caucaia

 


A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação Barreira em Caucaia – Área Integrada de Segurança – 11 (AIS 11). A ofensiva é mais uma ação de combate à violência na região, com foco no reforço do policiamento já empreendido pelo 12º Batalhão Policial Militar no município. A operação é coordenada pelo Comando Geral da PMCE e tem como missão garantir a segurança dos residentes da localidade, com a redução dos índices dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

A ação conta com o reforço de viaturas do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), de equipes do Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil (RPMont), equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), composições do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) e composições do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada da Polícia Militar do Ceará (BPEsp).

Ações permanentes em Caucaia

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem empreendendo uma atuação prioritária e permanente das Forças de Segurança em Caucaia, para coibir a ação de grupos criminosos na região. A exemplo disso está o reforço de policiais civis na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e de equipes especializadas da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Outro ponto importante é a instalação de uma base móvel da PMCE na localidade de Sítios Novos, com 18 câmeras para reforçar o policiamento.

Recentemente, houve também o aumento das IRSOs (Indenização de Reforço ao Serviço Operacional) visando à ampliação de policiais militares nas ruas. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também está disponível para o policiamento na cidade de Caucaia, em razão da sua grande extensão territorial. Soma-se a isso também o fortalecimento do trabalho de inteligência, com a atuação permanente de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Só no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 683 capturas tanto por mandados de prisão quanto por flagrante, em Caucaia. Só no último domingo (1º), as Forças de Segurança, em resposta rápida às mortes ocorridas na cidade, efetuaram as capturas de cinco suspeitos, sendo um adolescente e quatro adultos. Durante a ofensiva policial, foram apreendidas três armas de fogo – sendo duas espingardas e um revólver calibre 38, 28 munições, além de aparelhos celulares.

 

Postagens mais visitadas