O Procon estuda medidas para que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery estabeleçam que os pagamentos sejam feitos apenas de forma online – cobranças no ato da entrega ficariam proibidas. A medida visa inibir os golpes aplicados pelos entregadores, conhecido como “golpe da maquininha”.
Segundo
 o Procon-SP,  foi registrado um aumento de mais de 136% nas reclamações
 sobre golpes aplicados por entregadores de apps de comida. De janeiro a
 julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra as empresas 
Ifood, Rappi e Uber Eats. Os valores reclamados pelos consumidores 
ultrapassam 1,3 milhão de reais.
Os
 consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores
 ao preço correto e que só percebem o golpe após a entrega ter sido 
feita e o pagamento ter sido efetivado. Questionam ainda que, apesar de 
reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
“Diante
 da explosão de golpes aplicados na entrega de mercadorias por delivery,
 o Procon-SP estuda medidas para que as empresas proíbam qualquer tipo 
de cobrança por cartão no ato da entrega”, afirma Fernando Capez, 
diretor-executivo do Procon-SP. 
Ele
 acrescenta ainda que como medida de prevenção, o Procon-SP já vem 
orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online e 
nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e 
entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria.
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