O Procon estuda medidas para que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery estabeleçam que os pagamentos sejam feitos apenas de forma online – cobranças no ato da entrega ficariam proibidas. A medida visa inibir os golpes aplicados pelos entregadores, conhecido como “golpe da maquininha”.
Segundo
o Procon-SP, foi registrado um aumento de mais de 136% nas reclamações
sobre golpes aplicados por entregadores de apps de comida. De janeiro a
julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra as empresas
Ifood, Rappi e Uber Eats. Os valores reclamados pelos consumidores
ultrapassam 1,3 milhão de reais.
Os
consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores
ao preço correto e que só percebem o golpe após a entrega ter sido
feita e o pagamento ter sido efetivado. Questionam ainda que, apesar de
reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
“Diante
da explosão de golpes aplicados na entrega de mercadorias por delivery,
o Procon-SP estuda medidas para que as empresas proíbam qualquer tipo
de cobrança por cartão no ato da entrega”, afirma Fernando Capez,
diretor-executivo do Procon-SP.
Ele
acrescenta ainda que como medida de prevenção, o Procon-SP já vem
orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online e
nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e
entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria.
Exame