Cabines do Teleférico de Juazeiro do Norte são engatadas para primeira rodada de testes

 


A implantação do Teleférico de Juazeiro do Norte segue avançando no cronograma, com a instalação das 26 cabines, chegadas da Áustria no fim de agosto. No processo de engate das cabines aos cabos é realizada uma primeira rodada de testes para verificar tração, movimento, peso, equilíbrio, parte elétrica, entre outros aspectos técnicos.

Os testes de operação do equipamento são realizados apenas quando da conclusão da obra, que está com quase 80% de apronto. As torres e os cabos de sustentação já foram instalados. Outras 5 cabines chegarão num segundo momento, pois estão planejadas como equipamentos de reserva para futura ampliação da capacidade de operação.

As cabines do Teleférico de Juazeiro do Norte são climatizadas, com capacidade para até oito passageiros sentados. Os visitantes serão transportados por um percurso de 2 quilômetros entre as estações Romeiros (inferior) e Horto (superior), a uma altura de 200 metros, proporcionando uma vista privilegiada da cidade de Juazeiro e da Chapada do Araripe. O trajeto em cada sentido será cumprido em 7min30seg, oferecendo uma opção atrativa e cômoda para os romeiros subirem a Colina do Horto.

O projeto é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), executada por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), com investimento de aproximadamente R$ 71 milhões. O valor abrange ainda as intervenções de urbanização do entorno das duas plataformas, que terão estacionamento, quiosques e banheiros, entre outras estruturas.

 


 

 (Governo do Estado do Ceará)

Postagens mais visitadas