Covid-19: cidade do Rio tem estoque de vacina para imunizar apenas meninas de 15 anos no momento

 

 A Secretaria municipal de Saúde do Rio anunciou, na noite dessa segunda-feira, a retomada do calendário de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 15 anos nos próximos dias. No entanto, o estoque atual de Pfizer — com 55.892 doses — é suficiente para imunizar apenas as meninas dessa idade, contempladas no calendário nesta quarta e quinta-feira, segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, o médico Daniel Soranz. Para dar continuidade ao cronograma e vacinar os meninos da mesma idade, é necessário que seja entregue nova remessa.

Estava na programação das pastas de Saúde a entrega para o Estado do Rio de Janeiro de novo lote de Pfizer nesta terça-feira. O planejamento mudou após a secretaria Especial de Enfrentamento à Covid (Secovid) do Ministério da Saúde enviar aos secretários e gestores estaduais de todo o país um aviso sobre a suspensão do repasse hoje e amanhã, como contou a colunista Malu Gaspar. A mudança seria em razão dos "riscos de manifestações". Ou seja, dos atos previstos para o feriado da Independência.

As remessas que estavam programadas são de Pfizer, único imunizante permitido pela Anvisa para adolescentes no Brasil.

No Rio, o anúncio da retomada do calendário foi feito após o recebimento de 35.832 doses da Pfizer ontem. O cronograma segue confirmado na cidade, com meninas de 15 anos amanhã e quinta-feira e meninos da mesam idade na sexta-feira. Já a repescagem é para gestantes, puérperas, lactantes e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais e pessoas com 25 anos ou mais, que podem se vacinar, preferencialmente, no período da tarde.

De acordo com o secretário Daniel Soranz, o governo estadual do Rio afirmou que as entregas foram adiadas para quinta-feira. Se cumprido, o calendário não terá nova paralisação.

— O Governo do Estado enviou uma mensagem avisando que as entregas do dia 7, que aconteceriam para os municípios no dia 8, vão ser adiadas para o dia 9 — disse Soranz, destacando que, para ter tempo hábil de distribuição para os mais de 250 pontos de vacinação, a entrega ao município deve ocorrer até as 21h de quinta-feira.

Extra

Postagens mais visitadas