Após confirmação de peste suína, 120 animais serão sacrificados no Interior do Ceará


Como medida sanitária de segurança para conter o foco de peste suína que foi identificado, no fim da semana passada, na cidade de Marco, Interior do Ceará, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) determinou que animais de propriedades rurais vizinhas ao local onde o vírus foi confirmado fossem sacrificados. Ao todo, serão 120 suínos abatidos. 

Conforme o gerente de gestão do meio agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira, a decisão foi tomada após uma força-tarefa realizada na região. ”Montamos uma estratégia para identificar quais propriedades circunvizinhas têm vínculo com o local do foco, que já havia sido imediatamente interditada. Identificamos e notificamos 18 produtores”, explicou. 

Nestas propriedades, somam-se 116 suínos. Todos eles serão sacrificados e os donos serão indenizados. Além destes animais, oito já morreram por decorrência do vírus e outro quatro também serão sacrificados. Estes 12 estavam na propriedade onde o foco da doença foi confirmado após análise de sangue e amostra de tecido do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. 

“Os animais serão sacrificados amanhã (15) e, assim, encerraremos o foco da doença”, pontuou Jarier. O próximo passo, ainda segundo o gerente de gestão do meio agropecuário da Adagri, é expandir o raio de vigilância na localidade.

 O POVO

Postagens mais visitadas