Após troca de ofensas no Twitter, Ciro perde seguidores e Dilma ganha

Na semana em que acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter “conspirado” pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, perdeu seguidores no Twitter.

Na quarta-feira (13/10), Ciro, que vem tentando se viabilizar como “terceira via” para 2022, chamou a ex-presidente de “incompetente, inapetente e presunçosa”. Dilma retrucou dizendo que ele acha que é o único competente e disparou: “Este é o pecado de sua enorme presunção. Esta é a sua visão quando se trata de avaliar o resto da humanidade. Mas, quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina”.

Ciro iniciou a briga com 1.274.437 de seguidores na rede do passarinho. Até o início da tarde desta sexta-feira (15/10), havia perdido mais de 2 mil seguidores . Já Dilma subiu de 6.406.655 na quarta-feira para 6.416.818 nesta sexta, um salto de 10,2 mil seguidores. Os números foram compilados pela plataforma Social Blade.

Nos últimos 30 dias, tanto o ex-governador do Ceará quanto a ex-presidente da República estavam ganhando seguidores diariamente. A média de ambos segue positiva. Ciro ganhou mais de 15 mil seguidores no último mês, enquanto Dilma teve acréscimo de 14 mil.

A estratégia de comunicação de Ciro está nas mãos do publicitário João Santana, ex-marqueteiro de campanhas presenciais do PT, tanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff.

Santana também orquestrou campanhas vencedoras na Venezuela, de Hugo Chávez, em 2012, e Nicolás Maduro, em 2013.

O publicitário e sua esposa, Mônica Moura, foram condenados pela operação Lava Jato a mais de 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro envolvendo negociações entre a empreiteira Odebrecht e o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

Ao programa Roda Viva em outubro de 2020, Santana sugeriu, como chapa imbatível para vencer o presidente Jair Bolsonaro, Lula como vice de Ciro.

Metrópoles

 

Postagens mais visitadas