Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 6 de outubro de 2021

 


Os Correios realizaram, na terça-feira (5), no auditório do edifício-sede da empresa, em Brasília, cerimônia em comemoração ao Dia Mundial dos Correios, em conjunto com a premiação do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

O Dia Mundial dos Correios, celebrado todo dia 9 de outubro, é comemorado nesta data por causa da fundação da União Postal Universal (UPU), em 1874, em Berna/Suíça. A organização é vinculada à ONU e, atualmente, congrega 192 países. A Administração Postal Brasileira tornou-se membro da UPU em 1º de julho de 1877.

Em meio à celebração desse dia, houve também a premiação do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2021, que teve como vencedora nacional a estudante Luísa Tejo Salgado Catão, de 15 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande (PB). Luísa recebeu, ainda, uma menção honrosa da UPU na fase internacional do concurso, onde disputou com alunos de mais de 60 países. Além da premiação, a vencedora nacional ganhou certificado e troféu. O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e o diretor de Governança, Eduardo leal, entregaram os certificados e troféus à estudante vencedora e à coordenadora da escola da campeã.

Grande vencedora nacional, Luísa comenta a emoção e o reconhecimento que sua carta trouxe por meio do concurso: “A carta serviu para sintetizar tudo o que eu estava sentindo e, depois que as pessoas leram a carta, eu vi que muitas delas estavam sentindo a mesma coisa. Essa forma de identificação também me deixou bastante feliz, deu a ideia de que estamos todos unidos”. Já o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, ressalta a importância desse prêmio para a estudante: “Apenas para se ter uma ideia, mais de um milhão de cartas de alunos do mundo todo foram inscritas neste ano, e Luísa agora passa a ter, merecidamente, seu nome eternizado na lista dos estudantes brasileiros que ganharam medalhas ou menções honrosas na etapa internacional. Por isso, é uma satisfação poder estarmos juntos hoje para celebrar a sua conquista, que é motivo de orgulho para todos nós”.

As cartas vencedoras foram analisadas por uma comissão especial, composta por representantes dos Correios, Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, Unesco e Universidade de Brasília. Concurso – Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna (Suíça), o concurso é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil pelos Correios, sendo coordenado pelo Departamento de Comunicação Corporativa Estratégica/Diretoria de Governança da empresa, em parceria com as superintendências estaduais. O certame ocorre em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

O concurso de cartas de 2021 representa o 50º aniversário da competição para os jovens escritores, e o tema do certame deste ano foi: “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”. Mais de 60 países participam da competição todos os anos. Todos os vencedores recebem uma medalha, uma carta do diretor-geral da UPU, um certificado e alguns presentes. Os Correios valorizam essa parceria estabelecida desde 1972, com o concurso tradicionalmente incluído no calendário escolar de diversas instituições de ensino, e se solidarizam com o esforço empenhado por gestores, professores, alunos e pais, como forma de superar as dificuldades que a pandemia tem ocasionado em todos os hábitos de vida no Brasil e no mundo. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional (com três edições), atrás apenas da China, com cinco medalhas de ouro. Todos os resultados da fase nacional e estadual estão publicados no site dos Correios.

Campeã estadual – No Ceará, a vencedora da etapa regional do concurso foi Ana Beatriz Barbosa Praxedes, estudante de 13 anos, que cursa o 8º ano, no Colégio Nova Dimensão, em Fortaleza.

Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire