Você está em: Pires Ferreira , PRINCIPAL , REGIONAL // Notícia de Anselmo // 22 de novembro de 2021


Foi realizado na manhã desta quinta-feira (18/11), a Conferência Municipal de Saúde com a temática “O SUS é de todos”. O evento ocorreu tanto de forma virtual, através de transmissão ao vivo na página do Facebook, quanto presencialmente na Escola Alzira Maria de Araújo. Trazendo debates sobre a importância dos profissionais nos atendimentos hospitalares, avaliações do plano municipal e estruturas das redes de serviços.

A conferência contou com uma mesa organizadora composta por usuários do SUS, trabalhadores da saúde, secretários municipais, vice-prefeita, vereadores, coordenadores e diretores de unidades de saúde, representantes de associações municipais, dentre outros.

Foi dado início a cerimônia incorporando as temáticas abordadas ao longo do dia, logo após ocorreu uma palestra ministrada pela enfermeira Verineida Sousa, Mestre em Ensino na Saúde. Ela falou sobre a importância do SUS e o quanto o fato do município ter sido premiado com o 1º lugar do Brasil e do Ceará pelo Programa Previne Brasil é importante para a cidade como um todo. “Trabalho em equipe, com profissionais qualificados e gestão comprometida são elementos perceptíveis no município que propiciam que ele seja hoje referência estadual e nacional”, ressaltou.

Um dos pontos altos do evento foi o momento de mostrar quais planos de saúde cada equipe organizou. “Todos os planos tem urgência, afinal de contas é saúde. Mas como é um plano e a gente vai elaborar para quatro anos, eu diria que vamos escolher o atendimento à população. O melhor atendimento possível, esse que é o urgente, o do agora, o do pós pandemia”, afirma o presidente do conselho municipal de saúde enfermeiro Luis Araújo.

A Secretária de saúde Lunara Pinto, salientou os serviços já disponíveis no município. “Temos uma estrutura muito boa. Temos cinco Unidades de Saúde equipadas com médicos, enfermeiros, técnicos, sala de vacina e consultórios odontológicos. Além de especialistas em diversos ramos como urologista, ginecologista, pediatra e também contamos com o teste da linguinha e orelhinha para as crianças”, comenta.

A conselheira tutelar, Edina Sousa acompanhou a conferência de forma remota e pontua o quanto é importante a possibilidade de participar mesmo que seja a distância. “É algo prático e positivo. Me beneficiou em conhecimentos, em saber o quão importante é o SUS e que devemos valorizar esse sistema que é de referência para outros países”, afirmou.

A Prefeita Dra. Lívia Muniz fez o encerramento do evento pontuando a importância de um olhar humanizado e agradeceu aos profissionais e pontuou ações já realizadas e projetos futuros para a saúde. “Queria dar um agradecimento especial aos profissionais de saúde, sem vocês nada disso estaria acontecendo. Vocês são muito especiais em todos os nossos projetos”, pontua. Ela ainda revela que será construído um Centro de Referência da Saúde da Mulher e destacou o Programa Dia e Noite, que auxilia moradores da Beira D’água em atendimentos médicos tanto no turno diurno, quanto noturno. “Construiremos aqui, próximo ao hospital, será um centro de especialidades médicas para beneficiar os que mais precisam. Já implantamos também, no início do ano, o Programa Saúde Dia e Noite no PSF de Laginha e está dando muito certo. Temos médicos e enfermeiros disponíveis para população sem eles precisarem se locomover para o centro da cidade”, destaca. 










Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire