Ceará confirma 18 casos de influenza A H3N2 só em dezembro e Secretaria da Saúde lança nota de alerta

 


Somente em dezembro, o Ceará confirmou 18 casos positivos de influenza A (H3N2), um dos vírus de maior circulação mundial entre as Síndromes Gripais (SG). Além disso, o estado também identificou um paciente com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG).

No caso dos pacientes com influenza A, todos possuíam sintomas leves e testaram negativo para a Covid-19. A faixa etária mais prevalente foi de 20 a 49 anos. As informações constam em Nota Informativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O documento foi lançado como alerta à população e profissionais de saúde, devido ao aumento de casos da influenza e outros vírus respiratórios. A indicação é se "manter alerta para identificação precoce de casos".

"[...] Em caso das pessoas terem sintomas gripais, que incluem febre e mais um sintoma, calafrio, tosse e dor na garganta, então desconfie que pode ser Covid, que ainda está circulando no Ceará em menor quantidade, ou pode ser influenza A. Importante fazer a testagem, o teste que acontece da mesma forma que acontece para a Covid-19", pontua Richristi Gonçalves, secretária-executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa.
 
O POVO

Postagens mais visitadas