Você está em: Pires Ferreira , PRINCIPAL , REGIONAL // Notícia de Anselmo // 22 de dezembro de 2021

 

Nos dias 18 e 19 de dezembro, foram realizadas apresentações artísticas e culturais na Praça Eusébio Ferreira de Araújo da cidade de Pires Ferreira. Essas apresentações são referentes a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura com a Lei Nacional Aldir Blanc, que auxilia financeiramente o setor cultural que foram afetados com as medidas protetivas e sanitárias causadas pelo coronavírus.

Através de edital, foram beneficiados 16 artistas musicais, além de seis artesãs e um escritor literário. Nesses dois dias foram realizadas apresentações dos músicos do município e estandes com a exposição dos objetos feitos pelas artesãs pires-ferreirenses, também contou com a presença da estande da biblioteca da cidade, contendo as obras de escritores locais e dentre eles o livro “O fracasso de um vencedor” do escritor literário beneficiado com a lei Aldir Blanc, Émerson Brendo.

“Eu comecei a escrever basicamente querendo compor músicas, e a partir disso eu tive uma questão muito forte quando fui pro Piauí estudar matemática, tanto que eu escrevi um livro sobre um professor de matemática porque a ideia era justamente me aprofundar em assuntos que eu já sabia na questão da educação, quanto em questões sobre a informática. E essa lei traz uma valorização maior dos músicos, dos escritores e também dos artesões locais, isso é de extrema relevância para que haja um maior desenvolvimento disso na cidade”, pontua Émerson.

A artesã Jane Kelly, de 28 anos, mora na localidade de Olheiros e iniciou sua vida no artesanato há cerca de dois anos. Ela faz objetos de decoração com gesso, cimento e biscuit, e revela que teve incentivo de sua tia que já atuava nesse ramo. “Eu ficava só em casa, cuidando das minhas filhas, aí do nada eu tive essa ideia de fazer gesso. Eu vi na internet e minha tia também fazia, eu fui perguntar pra ela como fazia, aí ela me incentivou e eu fui aprendendo com o tempo. Fazer artesanato, pra quem gosta, ajuda muito a saúde mental da gente e também a ganhar um pouquinho de renda pra ajudar nas despesas de casa”, disse Jane.

O evento contou com a presença de autoridades locais e da população, seguindo as regras sanitárias vigentes. Foi um momento importante focado na valorização da arte e cultura de Pires Ferreira.
 








 
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire