Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 27 de janeiro de 2022

 


Manchas de óleo que apareceram na terça-feira (25) na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará, também foram encontradas em outras nove praias do litoral cearense, nesta quarta-feira (26). Há registros nas praias de Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati; Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Na manhã desta quinta-feira (27), vestígios de óleo também foram encontrados na Praia do Futuro, em Fortaleza. Órgãos oficiais ainda não sabem o que teria provocado as manchas atuais, mas já se preparam para investigar o que é o material e quais as suas causas.

O aparecimento dos piches ocorre em meio à alta estação turística no Ceará e após mais de dois anos do desastre ambiental de derramamento de óleo que atingiu todo o litoral brasileiro.

A Marinha do Brasil emitiu nota, nesta quarta-feira (26), informando que tomou conhecimento do aparecimento "de vestígios oleosos" em praias do litoral do Ceará. Segundo o órgão, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati realizaram a retirada do material das praias de Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Canto da Barra.

"Amostras do material foram coletadas e serão enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro", informou a Marinha. As ações de retirada devem continuar nesta quinta-feira (27).

 Em nota, o Ibama informou que tomou conhecimento do aparecimento na praia de Canoa Quebrada através do Grupo de articulação Interinstitucional criado na época do incidente de manchas de óleo desconhecidas ocorrido no ano de 2019/2022. Foi reportado ao órgão o aparecimento de piches no Porto das Dunas e Prainha do Canto Verde.

"O IBAMA programou para o dia 27 de janeiro a realização de uma vistoria no litoral leste, com o objetivo de vistoriar as praias com registro de aparecimento de óleo e procurar identificar novas praias do litoral cearense impactadas por esse incidente", disse o órgão.

"Após a vistoria será realizada a elaboração de relatórios e encaminhamento de informações para Coordenação Geral de Emergências Ambientais do IBAMA, com o objetivo de que sejam elaboradas as estratégias posteriores para o atendimento a situação em questão", complementou. 

 

(g1)

 

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire