Contas domésticas como água e luz são segundo principal 'motivo' de endividamento do cearense, diz Serasa






 
As contas domésticas estão em segundo lugar no ranking de endividamento dos cearenses em 2021, de acordo com um levantamento da Serasa. Entre as principais dívidas dos cearenses estão com bancos e cartão de crédito (32,6%), contas domésticas como água, luz e gás (22,6%), varejo (11,8%) e serviços de telefonia e internet (7,7%).


Conforme balanço da Serasa mais de 2,5 milhões de cearenses fecharam 2021 com dívidas. Isso representa 4% a mais de inadimplentes no Ceará do que dezembro de 2020. Cada cearense deve, em média, R$ 3.240.


O coordenador do Serasa, Paulo Nakano, explica que o endividamento cresceu por conta da pandemia, que afetou a economia como um todo.


"A economia foi afetada como um todo. Então, nós temos hoje todo tipo de pessoa, todas elas estão se endividando por conta da pandemia e economia como um todo. Então pode se dizer que esse pequeno aumento que aconteceu em 2021 foi para todos", disse.


Ainda de acordo com a Serasa, boa parte dos inadimplentes se concentram em Fortaleza. São 41% do total de endividados no Ceará.



O POVO

Postagens mais visitadas