Ex-aluno de escola pública é aprovado em 1º lugar nas cotas de medicina na Uece

 


O cearense Angelo Micael Rabelo, 21 anos, foi aprovado em primeiro lugar nas cotas raciais para cursar medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Nascido e criado no município de Morada Nova, no interior do Ceará, Angelo foi aluno de escola pública e, há três anos, mudou-se para Fortaleza para tentar conseguir uma bolsa de estudo em um cursinho e, com isso, focar no sonho: a aprovação no vestibular para medicina.

Mas nem tudo foi fácil e a trajetória para chegar até a aprovação foi árdua. Angelo foi acolhido por um tio que mora em Fortaleza, que o recebeu na sua casa. Sem condições de pagar os estudos em um cursinho preparatório, o estudante saiu em busca de uma bolsa e conseguiu integral, sem precisar pagar nada. Até a aprovação, foram três anos de muito estudo e dedicação.

"Quanto à minha preparação, eu sempre tive em mente no meu ensino médio que possivelmente não fosse dar após o terceiro ano para eu passar logo de primeira para a universidade. Já deixei claro para a mãe e para o pai para a gente se organizar para eu ir para Fortaleza. Graças a Deus teve um tio meu que me acolheu na casa dele em Fortaleza, aí eu fui atrás de bolsa em cursinho e consegui", conta.

Apesar da aprovação em primeiro lugar, Angelo não acreditava que conseguiria. Em entrevista ao g1, ele afirma que considerava o resultado como algo "inatingível".

"A minha relação com o resultado da Uece era uma relação que eu considerava quase inatingível, porque com o modelo de questões de algumas áreas da Uece eu achava bem difícil. Não gostava muito. Não era o modelo que eu mais me identificava [...] quando eu fiz a primeira fase, corrigi o gabarito e vi que tinha ido muito bem", conta.

Mesmo com o resultado positivo na primeira fase, Angelo decidiu focar os estudos para prestar o Enem. Ele fez a prova e viu que não tinha conseguido pontos suficientes para a aprovação e, em cima da hora, decidiu estudar para a segunda fase da Uece. 

 

 

(G1)

Postagens mais visitadas