Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 1 de fevereiro de 2022

 


O número de óbitos provocados pela Covid-19 no Ceará em janeiro de 2022 foi o maior dos últimos seis meses. Os dados parciais considerados pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa), entre os dias 1º e 30 deste mês, indicam que foram registrados 368 mortes pelo coronavírus neste ano; este índice é o maior desde julho de 2021, quando 494 morreram por complicações da doença.

O aumento de óbitos pela doença ocorre em meio à terceira onda da Covid-19 no Ceará, puxada, conforme a Sesa, pelo avanço da variante ômicron no estado. A variação do coronavírus, que já é majoritária no Ceará, é a sua versão mais transmissível já identificada até o momento.

Apesar do aumento durante o mês de janeiro, a quantidade de óbitos ainda é bastante inferior ao mês com maior número de mortes registradas desde o início da pandemia. Em maio de 2020, no auge da primeira onda do coronavírus, faleceram 4.251 pessoas — 91% a mais do que os números atuais.

O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, atribuiu o baixo quantitativo no número de óbitos, quando comparado a outros períodos mais graves da pandemia, à vacinação. De acordo com ele, o sistema de saúde estadual conseguiu reter o número de pessoas doentes por causa da vacinação contra a Covid-19, pois, proporcionalmente, a quantidade de pacientes com necessidades de leitos de atenção foi menor.

Enquanto 25 em cada 100 pessoas que iam às UPAs precisavam de transferência durante a primeira onda, apenas 5 em cada 100 precisaram ser transferidas durante a terceira onda. "Esse dado das UPAs mostra exatamente o que significou as pessoas estarem vacinadas nessa nova onda da ômicron no Ceará", disse o governador.
 
O POVO
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire