Paulinha Abelha está no grau 3 na Escala de Glasgow; entenda a situação




 
Na última terça-feira, 22 de fevereiro, a equipe médica de Paulinha Abelha deu uma entrevista coletiva, revelando detalhes sobre o estado de saúde da cantora da banda Calcinha Preta. De acordo com o neurologista Marcos Aurélio Alves, a artista está na Escala de Glasgow 3, o que preocupa os profissionais da saúde.

"É a escala de coma mais grave que existe", disse um dos médicos. Essa escala foi desenvolvida em 1974, na Universidade de Glasgow, na Escócia, e auxilia médicos a avaliarem traumas, problemas neurológicos e o nível de consciência de um paciente. A escala varia de 3 a 15 e quanto mais baixo, maior a gravidade. Ou seja, Paulinha está no menor grau, portanto, no estado mais grave.


A Escala de Glasgow ajuda os médicos a tomarem decisões sobre a realização de procedimentos. Por exemplo, quando o paciente está abaixo de 9, ele costuma ser intubado. O grau da escala é determinado a partir da observação da abertura ocular, resposta verbal e resposta motora. A partir dessa análise é atribuída uma nota de 3 a 15 a cada um desses parâmetros.


O grau 3 atribuído à Paulinha pode significar morte cerebral, mas a equipe médica ainda precisa avaliar outros fatores. Na entrevista coletiva, a equipe médica chegou a afirmar que não há qualquer evidência de morte cerebral e ressaltou que o quadro de saúde da cantora não é irreversível.


O Povo Online

Postagens mais visitadas