Pesquisa: Ansiedade e queda de cabelo são sequelas de pessoas com Covid

 


Uma pesquisa feita com pacientes de Covid-19, no Ceará, mostrou que o coronavírus tem deixado sequelas. Entre elas, ansiedade, fadiga, alopecia (queda de cabelo) e falta de ar são algumas das mais comuns, conforme o estudo da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A ESP/CE, com dados do Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), ambos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), apresentou os primeiros resultados. A amostra do equipamento conta com 470 pacientes, sendo 275 referentes à primeira onda e 195, do segundo pico de notificações de casos.

Na investigação de sintomas físicos, os pesquisadores notaram que a fadiga/cansaço apareceu com maior destaque, principalmente na comparação entre a primeira e a segunda onda de contágio, passando de 27,3% para 40%. Em seguida, vem a alopecia, conhecida popularmente como queda de cabelo, e falta de ar.

Já no âmbito psicológico, cinco problemas apareceram com mais frequência, de acordo com o levantamento. Em ordem, são eles: ansiedade, insônia, angústia, alteração cognitivo-comportamental e medo de morrer.

Em 2021, por exemplo, os dois primeiros distúrbios citados afetaram mais de 60% dos pacientes, no pós-internamento. 

 

 (G1/CE)

Postagens mais visitadas