Pires Ferreira Por Elas: Município recebe Ônibus Lilás e realiza ações de enfretamento à violência contra mulher


 Na terça-feira (22/02), a cidade de Pires Ferreira realizou ações de apoio ao enfrentamento à violência contra mulher, através de serviços disponibilizados pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, recebendo o Ônibus Lilás na sede da cidade e na localidade de Otavilândia.

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo Estadual, que percorre cidades levando atividades de acolhimento, prevenção e orientação às mulheres cearenses. Trazendo informações em rodas de conversa e apoio psicológico.

A Assistente Social da (SPS), Eveline Rocha, aborda temas sobre a Lei Maria da Penha, a luta das mulheres por equidade, presta orientações de como identificar quais os tipos de violência e como romper esse ciclo. “São disponibilizados mecanismos de atendimento e canais de defesa para que ela possa romper a qualquer momento o ciclo da violência e assim poder combater e se reconhecer que está nessa situação”, disse.

Wendel Maia, Assessor Técnico da Coordenadoria LGBTQIA+ do Estado do Ceará, promove atividades de apresentação da Campanha “Ceará de Todxs”, que reforça a importância da visibilidade e da luta pela defesa de direitos dessa comunidade. A psicóloga Ianna Peixoto também faz parte da (SPS), ela presta assistência no Ônibus Lilás com o intuito de trazer acolhimento e sigilo para que as mulheres não tenham receio de expor a situação que estão passando.

Além de serviços voltados para a luta pelos direitos das mulheres também tiveram outras diversas ações prestadas a população, como: atendimento jurídico, emissão de CPF, explicações e consultas do cadastro único, atividades para as crianças. Também contou com atividades na área da saúde, realizando aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatites B e C, orientações sobre saúde da mulher, dengue e Covid-19. E também de cuidados pessoais com corte de cabelo e escova, manicure, designer de sobrancelha e maquiagem.

A aposentada de 65 anos, Fatima Mendes, moradora da sede da cidade utilizou os serviços de corte de cabelo e designer de sobrancelha. “Eu gostei de tudo. Achei essa iniciativa muito boa”, disse. Ela também participou da roda de conversa sobre a temática de enfrentamento à violência contra mulher e ressalta o quanto foi importante para ela, “aprendi muitas coisas que não sabia. Serviu para eu me conscientizar mais sobre o tema, achei muito importante esse assunto ser debatido”.

Colocando em pauta os direitos igualitários entre homens e mulheres, a trabalhadora rural Maria Rodrigues, 55 anos, de Otavilândia, destaca sua perspectiva sobre o assunto após a palestra. “Muito bom pra alertar as mulheres, porque a gente tem que estar alerta sobre tudo. Temos que ter os direitos iguais”, pontua.

O evento contou a presença de autoridades locais como a Prefeita Dra. Lívia Muniz, sua Vice Fabiana, vereadores municipais, secretários, vereadores e conselheiras tutelares. Saindo de Pires Ferreira, a próxima parada do Ônibus Lilás será Groaíras e logo depois a região do Cariri. 












Postagens mais visitadas