Primeiro trecho do Cinturão das Águas é inaugurado no Ceará e estado recebe águas do Rio São Francisco

 

O primeiro trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi inaugurado nesta quarta-feira (23) no Ceará e as águas do Rio São Francisco começam a molhar o sertão do estado. A obra leva o nome do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Welington Landim.

O trecho emergencial (lotes 1, 2 e 5), já concluído, faz a transposição de água para o Riacho Seco, saindo do leito natural até o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão, que posteriormente transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), beneficiando 4,5 milhões de pessoas, conforme o Governo do Ceará.

O CAC está com o Trecho 1 em fase de implantação. Em todo o projeto, são 145,3 km de caminhamento, divididos em cinco lotes, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

“Nenhum país, nenhum estado, se desenvolve sem ter água. Água e energia são fundamentais na infraestrutura de qualquer região Daí a importância dessa obra estruturante”, disse o governador Camilo Santana (PT) durante a inauguração.

A implantação do trecho emergencial do CAC possibilita uma melhor eficiência na condução da água derivada do Eixo Norte do PISF até o Açude Castanhão (maior do estado), garantindo a segurança hídrica da RMF.

 

(g1)

Postagens mais visitadas