Trotes estão prejudicando trabalho do Samu em Ipueiras

 


Em vídeo amplamente compartilhado em suas redes sociais, a enfermeira do Samu Ipueiras, Conceição demonstrou o seu descontentamento com um trote passado neste último fim de semana sobre um acidente na região serrana do município.

Segundo informações, não é a primeira vez que casos como esse vem acontecendo na base de Ipueiras, o que muitas vezes pode acabar seriamente prejudicando o trabalho dos enfermeiros e motoristas em atendimentos.

Trotes para o Samu em 2021

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 43.922 mil chamadas de janeiro a dezembro de 2021. Desse número, 10.094 ligações foram feitas com o intuito de ludibriar os socorristas.

Em 2020, o percentual de trotes também foi de 23% das 44.136 ligações atendidas durante o ano. O prejuízo gerado pelos trotes reflete nos recursos gastos pelo serviço quando uma viatura é acionada para atender uma ocorrência falsa, mas podem ocasionar maiores danos à população.

As ligações falsas ocupam as linhas enquanto os atendentes tentam identificar a veracidade da ocorrência e também podem resultar no envio desnecessário de uma equipe. “A prática preocupa pela possibilidade de uma viatura ser enviada para prestar socorro a uma falsa urgência enquanto alguém que realmente precisa pode morrer sem o atendimento adequado”, alertou a diretora do Samu, Eberenice Ferreira.

O serviço do Samu pode ser acionado através do número 192. As ligações são atendidas por telefonistas que anotam as informações do local, detalhes da emergência médica ou acidente.

Após o atendimento, o caso é repassado a um médico que faz a regulação da ocorrência, presta orientações de primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada para a assistência. As ambulâncias possuem uma equipe composta por: um condutor, um técnico em enfermagem, um enfermeiro e um médico.

Os socorristas atendem emergências clínicas e acidentes, tais como: dores repentinas no peito, envenenamento, perda de consciência, desmaio, hemorragia, crises convulsivas, acidentes de trânsito, acidentes por arma de fogo ou arma branca, quedas com ferimentos e fraturas, ataques de animais, afogamento, queimaduras, entre outros.

 

 

(O Regional)

Postagens mais visitadas