BPMA da PMCE apreende mais de 170 pássaros silvestres e macaco sagui em feira no bairro Parangaba

 

Um trabalho de fiscalização do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na manhã deste domingo (20), resultou na apreensão de 172 pássaros da fauna silvestre brasileira e de um macaco sagui. O caso ocorreu após uma denúncia acerca da venda ilícita de pássaros em uma feira localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza-CE.

A ação teve início após serem repassadas informações aos policiais militares acerca do fato. A denúncia relatava que um homem chamado “Danilo” estaria comercializando os animais livremente. De pronto, as equipes do BPMA foram até o local indicado. Na ocasião, um homem foi detido com vários pássaros da fauna silvestre e um macaco sagui. Logo depois, um outro indivíduo tentou fugir da abordagem, mas foi parado com uma mochila, em que carregava seis aves periquitos do sertão.

A ação policial teve como resultado uma apreensão de 172 animais, entre aves das seguintes espécies: corrupião, galo de campina, coruja, golinha, bigodeiro, papa capim, canário da terra, azulão, periquito do sertão, periquito verde, jandaia verdadeira, papagaio verdadeiro, periquito tuim; além de um macaco da espécie sagui.

Os dois indivíduos abordados foram conduzidos até o 30o Distrito Policial (DP). Na unidade, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor dos suspeitos. As aves apreendidas foram encaminhadas ao laboratório da Universidade Estadual do Ceará. O macaco sagui foi levado à clínica Bicho do Mato, em Fortaleza.

A PMCE ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190.

 

Assessoria de Comunicação da PMCE

 

Postagens mais visitadas