Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuvas no Ceará em março; volume é 77% acima da média

 Fortaleza registrou um volume total de chuva neste mês de março de 574,5 milímetros. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuva no Ceará neste mês de março, com o volume de 574,5 milímetros. A média para o mês é de 324,1 milímetros. Os dados são preliminares e devem ser atualizados no decorrer do dia.

Com as precipitações, a temperatura ficou mais amena. A máxima registrada em Fortaleza nesta terça-feira foi 26,4ºC por volta das 23 horas. E a mínima entre 16 e 17 horas com 24ºC.

A cidade amanheceu com vias alagadas, túneis interditados, casas ilhadas e árvores caídas. Os principais pontos de alagamentos ficam nos bairros Montese e Aerolândia.

Previsão para os próximos dias

Todas as macrorregiões deverão registrar chuvas nesta quarta-feira, pelo menos. Porém, de acordo com a Funceme, os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e Ibiapaba.

Ao longo destes três dias, as precipitações são esperadas ao longo dia. No caso do Litoral de Fortaleza, as maiores chuvas deverão ocorrer entre a madrugada e manhã.

Conforme ainda a Funceme, as chuvas que estão ocorrendo e aquelas esperadas até quarta têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Situação dos principais açudes

Com as boas chuvas dos últimos dias subiu para 17 o número de açudes no Ceará que estão com 100% do volume. Os açudes Mundaú, em Uruburetama, Gavião, em Maranguape e Barragem do Batalhão, em Crateús. Este último foi o primeiro a sangrar, mas diminuiu o volume e voltou a ficar com sua capacidade total. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 15,49% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 35,07%.

Já o Banabuiú se encontra com 8,23%. O estado tem 21 açudes com volume acima de 90% e 63 reservatórios com volume inferior a 30%. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas