O banco Itaú informou na noite desta quinta-feira (3) que seus canais digitais estão sendo liberados "gradativamente". Os extratos e os saldos das contas correntes estão atualizados com os valores "integralmente recompostos", acrescentou o banco.
"A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno", disse a instituição.
Ao longo desta quinta-feira, muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
Qual é o problema?
Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não é possível aos correntistas acessar o site do banco.
O Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta-corrente.
O aplicativo saiu do ar?
O banco não informou o motivo das dificuldades de acesso dos clientes do Itaú.
Segundo o banco, o problema está relacionado "com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes."
O banco afirma, portanto, que a pane "não tem relação com quaisquer eventos externos" – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.
Nas redes sociais, o banco disse que os serviços foram restabelecidos na tarde desta quinta-feira, mas usurários continuaram reclamando de instabilidade.
Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas é afetada.
Não. Depois do problema resolvido, o saldo deve ser restabelecido pelo banco.
(g1)