Você está em: CEARA // Notícia de Anselmo // 13 de abril de 2022

 

 
Uma recém-nascida de 18 dias foi salva de um engasgo após o pai dela receber orientações por telefone de um médico da Central de Regulação de Urgências do Samu Ceará, em Juazeiro do Norte, no interior do Estado. O caso aconteceu no domingo (10).

A criança, moradora de Lavras da Mangabeira, estava começando a ficar com os sinais vitais comprometidos após se engasgar durante a amamentação.

Em busca de ajuda, o pai da menina entrou em contato com o Samu e foi atendido pelo médico Álvaro Carvalho, que prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em caso de engasgo em bebê.

"Pedi [ao pai] para que colocasse a criança de bruços sobre os seus braços, e fizesse manobras de massagens para que ajudasse a desobstruir as vias aéreas”, explica Carvalho.

Com as orientações e o acompanhamento do médico por telefone, o pai da criança, de 21 anos, conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas da recém-nascida. A ambulância de Unidade de Suporte Básico chegou à residência em seguida e deu continuidade ao atendimento, levando o bebê até o hospital municipal da cidade.

Manobra de Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.

 
(G1/CE)
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire