Costa Rica: avião parte ao meio durante pouso de emergência; veja vídeo

 Avião patinou na pista, chegando a uma área de gramado; em seguida, uma das asas quebrou, e a aeronave partiu ao meio(foto: Ezequiel Becerra/AFP)

Um avião partiu ao meio na Costa Rica nessa quinta-feira, 7. A aeronave, um modelo Boeing 757-200 de carga da empresa de logística DHL, realizava um pouso de emergência quando sofreu o sinistro.

O avião havia decolado do aeroporto Juan Santamaria, na capital San Jose, no período da manhã, com destino à Guatemala. Alguns minutos após levantar vôo, os pilotos detectaram uma falha no sistema hidráulico da aeronave, e decidiram retornar.

Durante a aterrissagem forçada, o avião chegou a derrapar na pista. Ele deslizou até um trecho de grama, próximo ao asfalto, e partiu ao meio. Em um vídeo gravado do aeroporto, é possível ver a traseira da aeronave caindo no chão.

Em seguida, uma das asas quebra e o avião parte ao meio. Equipes de bombeiros já estavam de prontidão, e chegaram à aeronave em poucos segundos, despejando espuma antichamas para evitar a possibilidade de incêndios e explosões.

Apesar do dano físico, não houve feridos. Segundo a DHL, haviam dois tripulantes a bordo. Um deles passou por uma avaliação médica por precaução. O aeroporto ficou fechado por aproximadamente cinco horas, atrasando 57 pousos e decolagens, e afetando cerca de 8.500 passageiros.

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas