Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 7 de abril de 2022

 O número de mortes saiu de 934 para 122 no período, uma queda de 87%. — Foto: José Leomar/SVM

Entre janeiro e março deste ano, o Ceará teve uma redução de 99% nos diagnósticos positivos para a Covid-19. As confirmações caíram de 234.027, em janeiro, para 1.911 em março. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibilizados na plataforma IntegraSUS.

Na mesma tendência, segundo a Sesa, o número de mortes saiu de 934 para 122 no período, uma queda de 87%.

O Ceará deu início a uma nova etapa na imunização com mais de 80 mil idosos estão aptos a receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Nesta semana também foi iniciada a campanha de vacina contra a gripe, que prioriza os idosos na primeira etapa.

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, destacou que a redução de casos graves e óbitos aconteceu graças ao avanço da vacinação.

"O que a gente tem no momento é o controle e o estado do Ceará tem esse controle graças ao grande avanço na vacinação na cobertura vacinal. Nós tivemos a terceira onda da ômicron e não tivemos grande impacto no sistema de saúde. A não ser porta de entradas nas Upas, mas o sistema hospitalar não ficou sobrecarregada apesar do grande número de pessoas acometidas pela doença", afirmou.

População vacinada com a dose de reforço

O Ceará tem 56,16% da população vacinada com a terceira dose contra a Covid-19. Os dados consideram o público vacinável a partir de 18 anos.

A porcentagem da população vacinada com a terceira dose de reforço foi uma das condições informadas pelo ex-governador do Ceará, Camilo Santana, para a liberação da máscara em ambientes fechados. Segundo Camilo, a liberação ocorrerá quando o Estado atingir a meta de vacinação de 70 a 80% da população vacinada com a terceira dose de reforço.

Já a governadora Izolda Cela (PDT) disse na segunda-feira (4), em sua primeira entrevista à TV Verdes Mares como chefe do executivo estadual, que a decisão sobre a liberação de máscaras em ambientes fechados é um dos assuntos a serem debatidos nas próximas reuniões do Comitê de Enfrentamento da Pandemia. Izolda assumiu o governo após Camilo renunciar ao cargo para concorrer nas eleições 2022.

O uso da máscara em ambientes abertos do Ceará é facultativo desde o dia 21 de março.

A decisão contempla espaços como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas. 

 

(g1/CE)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire