Oito quilos de entorpecentes e cinco armas de fogo são apreendidas em ação da PMCE no bairro Vila União

 

Dando continuidade aos trabalhos de combate à criminalidade, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram quatro adultos e um adolescente em posse de cinco armas de fogo e munições. A ofensiva ocorreu na madrugada desta quarta-feira (27), no bairro Vila União – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Ainda durante a ocorrência, oito quilos de entorpecentes, entre cocaína, crack e um pó branco utilizado para realizar a mistura das drogas, também foram apreendidos. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apoiou a ação. 

Os policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), no Comando Tático Motorizado (Cotam) e no Policiamento Ostensivo Geral (POG) do Vila União foram acionados para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo na região. Imediatamente, as equipes se deslocaram ao endereço indicado. Durante as diligências, um adolescente de 17 anos foi capturado por raianos em posse de uma mochila contendo um revólver calibre 38, quatro aparelhos celulares e cinco munições. 

Conforme levantamentos policiais, o adolescente já possui atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas, roubo e dano. Ainda em buscas pelo bairro, Caio de Souza Coelho (20) e Antonio Izaquiel Chagas Macedo (19) também foram capturados. Eles foram localizados em um imóvel quando tentavam se esconder dos PMs. Com eles, uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e 17 munições foram apreendidas. 

Outros dois capturados foram identificados como Antonio Lorran Sousa Pereira (20) e Luis Jonas Carmo Lemos (24). Com a dupla, mais uma espingarda calibre 12, uma pistola calibre 45 com carregador e 22 munições também foram localizadas. Os indivíduos já possuem passagens pelos crimes de homicídio doloso, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, e receptação. 

Com isso, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram ouvidos. Na unidade policial, os quatro adultos foram autuados em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menor. Já para o adolescente, foi lavrado um ato infracional análogo aos crimes, exceto pela corrupção de menor. A PC-CE segue investigando o envolvimento dos capturados em outros crimes e atos infracionais ocorridos na Capital. 

Outras apreensões 

Ainda em diligências continuadas no bairro, os policiais militares localizaram diversos materiais ilícitos em imóveis abandonados da região. Na ocasião, 36 munições de calibres 12 e 38, um simulacro de pistola, um carregador de pistola calibre .40, 1,8 quilo de cocaína, 1,9 quilo de crack e 4,2 quilos de pó branco, além de uma balança de precisão, capa de colete balístico, uma faca, uma máquina portátil de selagem a vácuo e uma prensa hidráulica de grande porte. Ao todo, oito quilos de drogas foram retirados de circulação na ação ostensiva. 

Com essa apreensão, as Forças de Segurança do Ceará apresentaram mais um resultado positivo. Somente no primeiro trimestre de 2022, foram 1.292,50 quilos de drogas, entre cocaína, crack e derivados de Cannabis, retirados de circulação pelas Polícias Civil e Militar do Ceará. O número representa 31% de aumento ao ser comparado com o mesmo período do ano passado, quando 986,3 quilos de entorpecentes foram retirados de circulação.



Postagens mais visitadas