Você está em: CIDADE , IPU , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 8 de abril de 2022

 

Foto: Antônia de Maria Castro, desenvolvedora da ferramenta.

Uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Neuroinovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral (NitLab) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) coordenado pelo professor Silmar Teixeira, doutor em Saúde Mental, desenvolveu um óculos em impressão 3D e um sistema com Inteligência Artificial para auxílio diagnóstico das vestibulopatias periféricas, também conhecida como Labirintite.

O projeto de uma vídeonistagmografia com um modelo computacional avançado, que utiliza rastreamento do globo ocular por vídeo, associado a técnicas de inteligência artificial, foi resultado do trabalho de defesa de doutorado em 31 de março da ipuense Antônia de Maria Rodrigues de Sousa Castro, co-orientado pelo professor Ariel Teles, doutor em Engenharia de Eletricidade. E tem como finalidade contribuir a um diagnóstico com mais rapidez e precisão das doenças que causam tontura, vertigem, desequilíbrio ou zumbido.

Para Antônia, o desenvolvimento da ferramenta de videonistagmografia tem uma grande importância para a área da saúde, buscando ocupar um espaço ainda pouco explorado no diagnóstico de doenças vestibulares periféricas, visando, acesso fácil e o manuseio intuitivo. Com a inteligência artificial, ajuda na análise das informações, evitando vieses inerentes ao ser humano, otimizando o diagnóstico.

O objetivo das pesquisas no laboratório do NitLab está direcionada à inovação em tecnologia associada a análise eletroencefalográfica, onde são desenvolvidos softwares e aplicativos com inteligência artificial. Além disso, realiza pesquisas com o intervalo de tempo no comportamento do córtex cerebral e no sistema motor com a utilização da Estimulação Magnética Transcraniana, Estimulação Transcraniana de Corrente Direta e a Eletroencefalografia quantitativa.

 


 Fonte: Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFDPar
Edição de Texto: Joanson Sousa

Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire