Prefeito de Ipu lança programa 'Pacto Pela Aprendizagem' no município

 


O prefeito Robério Rufino (PSB) participou na manhã desta quarta-feira, (30/03) do lançamento do Programa Pacto pela Aprendizagem do Município de Ipu, o evento aconteceu nas dependências do Buffet Luar onde contou também com a participação da primeira dama Patrícia, do chefe de gabinete Sebastião Rufino, da secretária de educação Terezinha Rufino e da secretária adjunta Rosielle Moreira e todo o grupo de gestores da Secretaria de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Ceará, concebida por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vice-governadoria e do Programa Cientista Chefe. A elaboração do Pacto teve contribuição da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Ceará (Undime-CE) e dos secretários municipais de Educação.

O Pacto pela Aprendizagem, executado em 2021 e 2022, vai fortalecer o regime de colaboração entre o Governo do Ceará e os 184 municípios para recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19.

De acordo com Camilo Santana, a pactuação é uma resposta coletiva aos dados coletados numa avaliação diagnóstica da rede pública que identificou perdas na qualidade do aprendizado das crianças e adolescentes.

“O objetivo de tudo isso é o avanço pedagógico e estrutural para o ensino fundamental do Ceará. A ideia é recuperar esse período que nós perdemos durante a pandemia. Para isso, é preciso a articulação conjunta entre todos os entes nesse processo”

O governo do Estado do Ceará mesmo não sendo o responsável direto pela matrícula da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, investe continuamente para garantir o desenvolvimento integral das crianças cearenses.

O Prefeito Robério Rufino ressaltou a importância desse Programa lança hoje em nosso município que acontecerá no contra turno e atenderá de forma integral uma parcela significativa dos estudantes de 1º ao 6º ano do ensino fundamental.

Os estudantes serão selecionados através de avaliações diagnosticas e agrupados por níveis de aprendizagem. Para atuarem neste programa foram selecionados professores pedagogos que terão o compromisso de acompanhar o desenvolvimento de nossos estudantes, de forma a atender as necessidades de cada um. 

 


(Governo Municipal de Ipu | Aconteceu Ipu)


Postagens mais visitadas