Promotora de Justiça, Camila Gomes Barbosa, toma posse no Conselho Penitenciário do Estado do Ceará

 

A titular da 174ª Promotoria de Fortaleza, vinculada à 3ª Vara de Execução Penal e respondendo pela Promotoria de Corregedoria de Presídios, Camila Gomes Barbosa, tomou posse, na manhã desta sexta-feira (8), como representante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen). 

Mestra em Direito Constitucional Pela Universidade de Fortaleza, Camila Gomes Barbosa, integra há 20 anos o corpo de membros do MPCE, atuando há 10 anos na área do sistema prisional. Ela já havia pertencido ao Copen entre os anos de 2014 e 2016, como representante do MPCE e também como presidente do referido Conselho. “Por minha criação e formação, como brasileira, eu não desisto nunca e, desde que assumi minha carreira, na comarca de Quixeré, faço tudo para dar o meu cem por cento diariamente. O secretário Mauro Albuquerque representa um divisor de águas no sistema penitenciário do nosso estado. Ainda há muito o que fazer, mas hoje a realidade é bem diferente e acredito que este Conselho está bem representado”, elogiou. 

Em seu pronunciamento, o defensor público e presidente do Copen, Jorge Bheron Rocha, afirmou que Camila Barbosa já mostrou a tônica de sua contribuição no sentido de tornar o Conselho mais dinâmico, ao ressaltar o empenho do Poder Judiciário, representado pelo desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira, bem como as representantes da Pastoral Carcerária. “O Conselho, que é quase secular, está aberto a todas as boas ideias. Estamos construindo este colegiado para que chegue nos próximos anos com uma melhor estrutura e funcionamento adequado”, destacou. 

A mesa solene foi composta pelo defensor público e presidente do Copen, Jorge Bheron Rocha; pela promotora de Justiça, Camila Gomes Barbosa; pelo secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP), Luís Mauro Albuquerque Araújo; pelo supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira; pelo promotor de Justiça e secretário-geral, Hugo José Lucena De Mendonça; pela promotora de Justiça e secretária-executiva da Promotoria de Justiça de Execução Penal e Corregedoria de Presídios, Denise Boudoux de Mendonça; pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Luciana de Aquino; pela Especialista em Criminologia e Direito Penitenciário, Ruth Leite Vieira; e pela Assistente Social da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, Elizângela Gomes. 

Sobre o Copen 

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), com quase 100 anos de Existência. É um órgão vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, sendo fiscalizador do sistema, cujos representantes são de diversas instituições da Justiça. Como exemplo, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, as Defensorias Públicas Estadual e Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil, o representante da comunidade, o Representante da Coordenadoria do Sistema Penitenciário do Estado, dentre outros.

 

(MPCE)

Postagens mais visitadas