Tartarugas de espécie em extinção nascem na Praia do Cumbuco, na Grande Fortaleza

 Tartarugas de espécie em extinção nascem na Praia do Cumbuco. — Foto: Reprodução

Uma ninhada de 83 tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecida como tartaruga verde, que corre risco de extinção, nasceu na última quinta-feira (14) na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trabalho de mapeamento e acompanhamento dos ninhos foi feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) em parceria com o grupo Interpesca, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com a coordenação do biólogo Renato César.

Segundo Thiago Menezes, engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, após 62 dias da desova, de um total de 157 ovos, 83 tartaruguinhas nasceram, um percentual de eclosão relativamente baixo de aproximadamente 53%.

“Os ovos precisam de um ambiente mais quente para eclodir. Esse índice de nascimento é compreensível, tendo em vista que o fator determinante para desenvolvimento embrionário é a temperatura, e estamos no período chuvoso com dias bem nublado”, explica Thiago.

O IMAC acompanha e registra a fauna costeira do município de Caucaia. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

“Vale ressaltar que a tartaruga ao escolher o ninho leva em consideração um ambiente limpo, saudável e equilibrado. Por isso, ter tartarugas nascendo nas praias da Caucaia significa que nosso litoral é um ambiente equilibrado e adequado para o desenvolvimento da vida marinha”, complementa o gerente de orla.

De acordo com o IMAC, a temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, foram registrados no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, pelo menos 19 ninhos de tartarugas entre as praias do Icaraí e Barra do Cauípe. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas