Fortaleza atinge 'estágio de muito baixa mortalidade por Covid-19', diz Sarto

 Fortalezou atinge 'estágio de muito baixa mortalidade por Covid-19', diz Sarto. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza alcançou "estágio de muito baixa mortalidade por Covid-19", segundo informou o prefeito José Sarto (PDT) na tarde desta terça-feira (10), em postagem nas redes. Segundo Sarto, a capital não foi notificada de nenhuma morte ocasionada pela doença entre os dias 3 e 9 de maio deste ano.

Além disso, o prefeito também informou que o mês de abril apresentou a menor letalidade mensal desde o início da pandemia, com 14 mortes em decorrência da Covid-19.

"Isso é resultado do avanço da cobertura vacinal em Fortaleza. Temos aumentado a cada dia o número de pessoas com esquema completo em todas as faixas etárias, incluindo dose de reforço para a população de 18 anos ou mais, assim como a vacinação do público infantil, de 5 a 11 anos", escreveu Sarto.

O gestor reforçou, ainda, que as pessoas mantenham o cartão de vacinação atualizado e que não haja descuido.

Índice de positividade

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes da capital, entre os dias 3 e 9 de maio, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 1,1%, apresentando um discreto aumento em comparação à última semana (26 de abril e 2 de maio de 2022) que foi de 0,5%. A média móvel atual é de 11,6 casos, inferior à registrada nas últimas duas semanas.

“Apesar do discreto aumento em relação à semana passada, a circulação viral permanece limitada, foram 9 amostras positivas de um total de 785 exames liberados”, afirma o epidemiologista Antônio Lima.

Até a segunda-feira (9), foram vacinadas contra a Covid-19, em Fortaleza, 2.378.449 pessoas com a primeira dose, 2.209.100 com a segunda, 1.280.970 com a terceira dose e 20.943 com a quarta dose.

Atualmente, todos os fortalezenses a partir de 5 anos de idade podem iniciar o esquema vacinal contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio. Basta buscar os centros de vacinação após 72h da realização do cadastro na plataforma Saúde Digital.

4ª dose em idosos

Idosos com 70 anos ou mais começaram a tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 na segunda-feira (9) em Fortaleza. Para a aplicação, é necessário que o idoso tenha tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses. A informação foi divulgada pelo prefeito da capital, José Sarto (PDT), em postagem nas redes sociais.

O prefeito José Sarto afirma que os idosos serão atendidos por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra a Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da prefeitura de Fortaleza.

A autorização da aplicação 4ª dose para idosos acima de 70 anos no Ceará foi anunciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) na última quinta-feira (5). Na ocasião, o órgão informou os municípios cearenses também já estão autorizados a aplicar em pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (vivendo em lares de longa permanência).

A Sesa segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). 

 

(g1)

Postagens mais visitadas