No Ceará, 1,2% da população se declara homossexual ou bissexual, diz IBGE

 Até divulgação da pesquisa, a única estatística disponível sobre temática LGBTQIA+ era de casais do mesmo sexo. — Foto:  Foto: Honey Fangs/Unsplash

Cerca de 81 mil pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no Ceará em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (25). O número corresponde a 1,2% da população adulta do estado. A responsável pelo estudo, Maria Lucia Vieira, diz que parte da população LGBT teve receio de informar a orientação sexual aos entrevistadores.

O estudo investigou, pela primeira vez e de modo experimental, dados da orientação sexual da população do país. Até então, a única estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ na instituição era a de casais do mesmo sexo.

No período, havia 6,8 milhões de pessoas de 18 anos ou mais em território cearense. Deste total, 94,5% se declararam heterossexuais, enquanto 1,2% respondeu ser homossexual ou bissexual.

Os 4,2% restantes — 287 mil pessoas — não quiseram ou não souberam responder sua orientação sexual.

Medo de se afirmar gay ou bi

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, afirmou que a taxa de pessoas que não quis responder pode ser relativa ao receio de autoidentificação e comunicação dessa característica pelos entrevistados.

Na proporção nacional, os jovens de 18 a 29 anos formaram o maior percentual de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais, com 4,8%. A mesma faixa etária, porém, também foi a com maior número de pessoas que não souberam responder ou se recusaram a informar a orientação, com 2,1% e 3,2%, respectivamente.

"O maior percentual de jovens que não souberam responder pode estar associado ao fato de essas pessoas ainda não terem consolidado o processo de definição da própria sexualidade", apontou, acrescentando que resultados similares foram vistos em pesquisas em países como o Reino Unido.

Taxa menor que em outras regiões

A taxa de homossexuais e bissexuais registrada no Ceará fica abaixo da média da região Nordeste, com 1,5%, a mais baixa do Brasil.

A população autoafirmada homossexual ou bissexual foi de 2,1% no Sudeste — taxa mais alta —, seguida por 1,9% no Norte e no Sul e 1,7% no Centro-Oeste. Na região Nordeste, o destaque da população ficou com Natal (RN), que registrou 4%.

No entanto, a pesquisa alerta que os percentuais obtidos para os estados e capitais não devem ser comparados — os resultados "não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas", apontou o documento.

Metodologia

A PNS captou a orientação sexual de modo parecido ao usado em grandes pesquisas domiciliares que realizam investigação do tipo pelo mundo. A comparação de resultados, inclusive, indica que os dados do estudo não são inferiores aos registrados em outros países. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas