Ceará tem ponto facultativo na quinta de Corpus Christi e na sexta-feira

 Ceará tem ponto facultativo na quinta de Corpus Christi e na sexta-feira — Foto: Fabiane de Paula/ SVM

O Ceará terá ponto facultativo na quinta-feira (16), data em que os católicos celebram Corpus Christi, e também na sexta (17). A medida foi anunciada nesta terça-feira (14) pela governadora Izolda Cela, em redes sociais.

Conforme a governadora, o decreto determinando o ponto facultativo será publicado no Diário Oficial do Ceará desta quarta.

A igreja católica comemora nesta data a instituição da eucaristia. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando o desejo que a eucaristia fosse celebrada por todos os fiéis.

Entenda o que é o ponto facultativo

O ponto facultativo é folga garantida para servidores públicos. Empresas privadas podem definir se dão ou não um dia de descanso para os empregados. Caso a empresa opte por manter as atividades, os empregados devem comparecer ao local de trabalho sem direito a remuneração extra.

O ponto facultativo é definido sempre pelo governo, seja federal, estadual ou municipal.

Diferentemente do ponto facultativo, no dia de folga o trabalhador tem direito a um dia de descanso; em caso de postos de trabalho que não podem parar, como hospitais, o empregado recebe o valor em dobro pelo dia de trabalho. 

 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas