Cobra mais venenosa do Brasil é resgatada em quintal de casa em Crateús



Uma cobra coral verdadeira, espécie mais venenosa do Brasil, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará na noite deste sábado, 18, no município de Crateús, a 359 km de Fortaleza. O animal foi localizado em um jarro, entre plantas, no quintal de uma casa.

Os bombeiros foram acionados por volta das 18h30min. Segundo o cabo Lima, líder da guarnição que atuou na operação, “o procedimento preventivo foi adequado, pois devemos sempre manter distância de animais silvestres. Principalmente quando há crianças e animais domésticos na residência”, advertiu.

Apesar da potência do veneno da cobra coral verdadeira, os acidentes pela espécie representam apenas 1% dos casos com ofídicos notificados no Brasil. A baixa incidência de acidentes é minimizada pelo temperamento e anatomia característicos da cobra.

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, a cobra coral venenosa prefere viver escondida no solo. “A sorte é que, no Ceará, a coral verdadeira normalmente é defensiva, não caça animal de sangue quente e vive mais escondida no solo”. A picada pode causar parada respiratória e posterior morte. 
 
 
(O Regional)

Postagens mais visitadas