Editais de concurso público para professor com 2 mil vagas são publicados com salários de R$ 4,3 mil

 Prefeito José Sarto (PDT) sanciona lei que cria 2 mil vagas para professores da rede municipal de Fortaleza. — Foto: Arquivo/SVM

Os editais para o concurso público de professores da rede municipal de ensino, em Fortaleza, foram publicados no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (1º). O certame foi sancionado pelo Executivo municipal no último dia 17 de maio. O concurso oferta vagas para professores pedagogos e de áreas específicas, ambos com salários iniciais de R$ 4.384,82.

As inscrições para o concurso começam a partir das 14 horas do próximo dia 10 e seguem até 3 de julho. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição, exclusivamente, pela internet.

A previsão do governo municipal era que os editais fossem publicados ainda no último mês de maio, mas a publicação saiu neste começo de junho. Segundo o prefeito José Sarto (PDT), a expectativa é que os aprovados sejam convocados em dezembro.

"Educação é prioridade para a nossa administração. E isso passa necessariamente pela valorização do magistério. O certame será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Recursos Humanos do Município (Imparh)", disse o prefeito.

O concurso oferta 1.066 vagas para profissionais pedagogos e 944 vagas para professores das seguintes áreas específicas:

  • Ciências
  • Língua Portuguesa
  • Educação Física
  • Geografia
  • História
  • Língua Portuguesa/Literatura
  • Matemática
  • Ensino Religioso

Reajuste salarial da categoria

O reajuste salarial de 22,24% para professores da rede municipal de ensino de Fortaleza foi aprovado em 10 de fevereiro, na Câmara Municipal dos vereadores (CMFor). A medida complementa os 11% já concedidos, cumprindo o novo Piso Nacional do Magistério, que propõe a correção de 33,24%.

O projeto de lei nº 028/22, de autoria do Executivo, foi aprovado em discussão única. O reajuste deverá ser concedido a partir de março de 2022, com efeitos financeiros retroativos a 1° de janeiro de 2022, assim que aprovado em redação final. 

 

(G1/CE)

Postagens mais visitadas