Hemoce coleta mais de 530 bolsas de sangue durante ações do Dia Mundial do Doador

 

O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, foi celebrado com os voluntários nas unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Além das celebrações, o dia também foi marcado pela solidariedade: foram recebidas 536 doações em todo o território cearense. O número representa aumento de 43% quando comparado com a mesma data do ano passado.

O Dia Mundial do Doador é tradicionalmente celebrado pelo Hemoce com programação especial para os voluntários. De acordo com Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores da instituição, o momento é uma oportunidade para agradecer, celebrar e conscientizar mais pessoas sobre a importância de manter a doação de sangue como um gesto regular. “Neste ano, nós tivemos um número expressivo nas doações, com um aumento de 43% em comparação ao ano anterior; foram mais de 190 novos doadores. Esse levantamento só demonstra que estamos desenvolvendo uma sociedade mais solidária, empática e que mantém o compromisso com a doação de sangue voluntária. Portanto, nós só temos a agradecer por cada pessoa que doa, se candidata ou quem ajuda incentivando outras à doação”, pontuou Lima.

Programação

Na sede do Hemoce, em Fortaleza, uma programação especial foi preparada para receber os doadores. Com o apoio de diversos parceiros, foram oferecidos serviços como massagem, corte de cabelo, barbearia, maquiagem, limpeza de pele, apresentações artísticas e ações promocionais.

Hemoce de Sobral promoveu passeio ciclístico pelas ruas da cidade para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue enquanto gesto solidário

“Por causa da correria do dia a dia, eu nunca mais tinha conseguido vir doar, mas ontem estava assistindo a uma reportagem sobre a doação que me sensibilizou e, hoje, aproveite para vir com uma amiga que é doadora assídua e, assim, uma motiva a outra”, argumentou Deysyane Miranda ao lado da amiga Gardenia.

Comemorações também ocorreram nas unidades do Hemoce no interior do Ceará – em Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu.

Na região Norte, o hemocentro realizou um passeio ciclístico pelas ruas do município para conscientizar a população sobre o gesto de doar. No posto situado em Crato, no Cariri, serviços de saúde e bem-estar foram ofertados a quem esteve no local. No Hemoce de Juazeiro do Norte, os voluntários puderam relaxar com serviços de massagem, além de realizarem corte de cabelo e SPA das mãos. Apresentação musical e ações promocionais fizeram parte da programação das unidades do Sertão Central e do Sul do Estado.

Hemocinho

Durante o Dia Mundial do Doador de Sangue, nessa terça-feira (14), o Hemocinho, mascote da hemorrede cearense, foi apresentado à população na sede do equipamento, na Capital. O personagem, inspirado em uma gotinha de sangue, deixa de ser apenas uma marca gráfica e, a partir de agora, passará a ser presença constante nas ações do Hemoce.

 

 

 

Postagens mais visitadas