Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 21 de junho de 2022

 Procurador-geral de Justiça se reuniu com o superintendente do Ibama para discutir ampliação d...

A ampliação do número de Centros de Triagem de Animais Silvestres no Estado (Cetas) no Ceará é o foco de uma articulação coordenada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesta segunda-feira, 20, representantes dos dois órgãos se reuniram na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado para discutir estratégias que permitam avanços na pauta. Atualmente, o Ceará conta com apenas um Ceta, enquanto o ideal, segundo o MPCE, seria pelo menos quatro unidades do centro.

Os equipamentos, gerenciados pelo Ibama ou por instituições ambientais, atuam no combate ao tráfico de espécies silvestres e na reintrodução dos animais resgatados no meio ambiente. Para o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, há uma necessidade urgente no Ceará de que a estrutura desse serviço seja ampliada.

"Há uma quantidade muito grande de animais silvestres apreendidos todos os anos no Estado e a estrutura está muito aquém dessa demanda. O Ministério Público vai, junto com o Ibama, tentar articular a criação de um Fórum Estadual de Meio Ambiente para discutir essas e outras questões relacionadas à área e, a partir disso, buscar envolver os órgãos públicos, entidades da sociedade civil para que haja mais coordenação nas ações de proteção do Meio Ambiente", afirmou Pinheiro durante a reunião, que ainda contou com a presença do superintendente do Ibama, Luiz Cesar Barboza.

Além de acolher as espécies resgatados do tráfico, os Cetas também abrigam animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação. No Brasil, existem 45 unidades do equipamento, a maioria na região Sudeste (21), seguida pelo Nordeste (11) e Norte (7). Centro-Oeste e Sul tem três unidades cada. No Nordeste, o único estado com mais de um Ceta é a Bahia, que conta com três centros. 



(O Povo)

Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire