Nesta quinta-feira (23/06), no Ginásio Dr. Rocha Aguiar, a Prefeitura de Pires Ferreira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o IDACE (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará) e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), realizaram a entrega de títulos de propriedades rurais na cidade.
Foram realizadas mais de 100 regularizações fundiárias, ação essa que tem como objetivo garantir o desenvolvimento econômico, desde facilidades em adquirir linhas de créditos para investir, assistência técnica, acesso a políticas públicas aos produtores rurais, além de ter a comprovação da posse da terra.
“Ter a terra regularizada é uma política extraordinária, eu costumo dizer que é o pilar central de desenvolvimento. Possuir o domínio definitivo do seu imóvel rural, estando registrado no cartório, podendo assim acessar políticas públicas para melhorar sua produção rural, sua qualidade de vida e para contribuir com o município e com o estado, inclusive, economicamente e socialmente”, disse o Superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves.
O agricultor Edmilson Paiva, da localidade de Laginha, conta que agora se sente mais seguro e confiante para continuar realizando suas atividades agrícolas que ajudam no sustendo de seus familiares. “Agora posso respirar aliviado sabendo que tenho como provar ser o dono da minha terra, isso vai me ajudar muito a produzir e ajudar minha família também”.
A prefeita Dra. Lívia, em seu pronunciamento, destacou o quanto é importante para o desenvolvimento da cidade ações de regularização de propriedades rurais e ressaltou sua paixão e admiração pela agricultura familiar. “Eu sou neta de agricultor. Eu sei o valor e o trabalho de cada trabalhador rural pires-ferreirense e a gente trabalha sempre para melhorar a agricultura de Pires Ferreira. É uma felicidade estar aqui hoje com vocês, beneficiando tantas famílias com os títulos de terra”.
A regularização de propriedades rurais segue orientações definidas por um cadastro feito pelo IDACE. Para mais informações e possíveis dúvidas os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município.