Prefeitura de Pires Ferreira realiza entrega de títulos de propriedades rurais no município

 


Nesta quinta-feira (23/06), no Ginásio Dr. Rocha Aguiar, a Prefeitura de Pires Ferreira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com o IDACE (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará) e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), realizaram a entrega de títulos de propriedades rurais na cidade.

Foram realizadas mais de 100 regularizações fundiárias, ação essa que tem como objetivo garantir o desenvolvimento econômico, desde facilidades em adquirir linhas de créditos para investir, assistência técnica, acesso a políticas públicas aos produtores rurais, além de ter a comprovação da posse da terra.

“Ter a terra regularizada é uma política extraordinária, eu costumo dizer que é o pilar central de desenvolvimento. Possuir o domínio definitivo do seu imóvel rural, estando registrado no cartório, podendo assim acessar políticas públicas para melhorar sua produção rural, sua qualidade de vida e para contribuir com o município e com o estado, inclusive, economicamente e socialmente”, disse o Superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves.  

O agricultor Edmilson Paiva, da localidade de Laginha, conta que agora se sente mais seguro e confiante para continuar realizando suas atividades agrícolas que ajudam no sustendo de seus familiares. “Agora posso respirar aliviado sabendo que tenho como provar ser o dono da minha terra, isso vai me ajudar muito a produzir e ajudar minha família também”. 



O evento contou com a presença da Prefeita de Pires Ferreira, Dra. Lívia Muniz, de seu esposo Marcos Paulo, de sua Vice Fabiana Sousa, do Ex Prefeito do município, Marcos Marques, do Secretário de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins (representando a Governadora do Ceará, Izolda Cela) do Coordenador do IDACE, Chico Alves, do Ex Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Diassis Diniz, da Tabeliã do Cartório de Pires Ferreira, Lívia Alencar, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Raimundo Bezerra, secretários e vereadores locais e a população em geral.

A prefeita Dra. Lívia, em seu pronunciamento, destacou o quanto é importante para o desenvolvimento da cidade ações de regularização de propriedades rurais e ressaltou sua paixão e admiração pela agricultura familiar. “Eu sou neta de agricultor. Eu sei o valor e o trabalho de cada trabalhador rural pires-ferreirense e a gente trabalha sempre para melhorar a agricultura de Pires Ferreira. É uma felicidade estar aqui hoje com vocês, beneficiando tantas famílias com os títulos de terra”.  

A regularização de propriedades rurais segue orientações definidas por um cadastro feito pelo IDACE. Para mais informações e possíveis dúvidas os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município.

Postagens mais visitadas