Veículo atropela multidão em Berlim e deixa cerca de 30 feridos e um morto

 Veículo que atropelou cerca de 30 pessoas em Berlim foi parar dentro de uma loja, em 8 de junho de 2022.  — Foto: Fabrizio Bensch/ Reuters

Além da vítima fatal, outras cinco pessoas estão em estado grave, afirmaram os bombeiros. Um suspeito de ser o motorista foi detido, mas a polícia ainda não informou se o atropelamento foi acidental ou proposital.

O incidente ocorreu perto do mercado de rua Kurfuerstendamm, onde, em 2016, um caminhão invadiu uma feira de Natal que acontecia na rua, matando 12 pessoas. O ataque foi cometido pelo tunisiano Anis Amri, que, após ter tido um pedido de asilo na Alemanha negado, sequestrou um caminhão, matou o motorista e jogou o veículo no mercado lotado.

Naquele ano e em 2017, a Europa sofreu mais de dez ataques similares, nos quais terroristas atropelaram centenas de pessoas em passeios públicos.

O primeiro deles aconteceu em Nice, na França, onde, em julho de 2016, um caminhão invadiu a rua da praia do balneário francês, que estava fechada para carros e onde uma multidão celebrava o feriado da Queda da Bastilha, matando 84 pessoas. O Estado Islâmico reivindicou autoria do ataque. No ano seguinte, homens também associados ao Estado Islâmico alugaram uma van e invadiram a Rambla, o principal passeio público de Barcelona, na Espanha. No total, 14 pessoas morreram no atentado.

Só naquele ano, foram seis ataques do tipo, que levaram as forças de segurança das principais cidades europeias a reforçar e até redesenhar os mecanismos de proteção a calçadas e passeios públicos. Praças e locais com aglomerações passaram a ser também mais vigiados por policiais fortemente armados.

Ator presenciou atropelamento

O ator John Barrowman, da série "Doctor Who", presenciou o atropelamento. "Não parecia ser uma acidente. Muitas pessoas estavam feridas no chão", relatou à CNN. 

 

(g1)

Postagens mais visitadas